14 abril, 2007

Fireball Jack!


Bem, eu adoro desenhar direto em um programa vetorial ou usá-lo para artefinalizar meus trabalhos, mas de uns tempos pra cá eu venho sofrendo de uma onda saudosista... Houve uma época em que eu simplesmente ODIAVA até mesmo ouvir falar em arte digital. Meu desprezo por quem dizia fazer uso disso era automático. Bom, o mundo dá voltas e hoje em dia...olha eu aí!...
Mesmo assim, é impossível esquecer as raízes e deixar o velho lápis e papel de lado, então às vezes eu me encosto no sofá com uma prancheta velha e um bloco de folhas de sulfite vagabundas pra rascunhar alguma coisa.

Esse jogador de baseball eu fiz pensando em como eu desenhava quando tinha uns 10, 12 anos... eu sempre seguia o caminho para aquele traço cômico do Mort Drucker ou do Jack Davis, caras de quem eu era (sou) fã, já que o MAD nessa época era uma verdadeira bíblia pra mim.
A expressão corporal dos personagens que eles desenhavam era plasticamente impagável, aquela elasticidade desengonçada e ao mesmo tempo realista era algo que eu achava divertidíssimo...
Funcionava por uns tempos, mas logo eu caía novamente no estilão Marvel, pois era obcecado por super-heróis mais do que tudo e pirava com o Kirby, Steranko e o Paul Gulacy da fase em que ele desenhava o Mestre do Kung-Fu. Boa safra essa...
O desenho foi feito da forma mais espontânea do mundo, sem sequer parar para uma consulta sobre como é um uniforme de baseball (afinal, é apenas um sketch, oras!)... não manjo picas desse esporte a não ser a regra básica, portanto me desculpem se, por exemplo, a calça ou o solado do tênis não é assim.

Um comentário:

Thiago Augusto disse...

Essa arte (e tema) me lembrou um antigo desenho do Pateta jogando baseaball, enquanto aquele narrador "explicava" o esporte...risos. Também usavam essa noção de "elasticidade" que você imprimiu no Fireball Jack.
Ta aí (mais) uma coisa bacana de se ver aqui no Elefante Branco. Ora um post vetorizado alternando com outro um post a mão livre...